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Como o Google pode auxiliar no aumento de vendas na empresa

Todos os empresários desejam, pelo menos, uma coisa em seus negócios: aumento de vendas na empresa. De fato, sem o lucro decorrente da venda, um negócio não existe. Com a alta competitividade do mercado a tendência é que os empresários que não se esforçam em fazer diferente vejam seus empreendimentos ficarem para trás.

Esta é a realidade e, por incrível que pareça, o mesmo meio que modificou a estrutura de publicidade e vendas das empresas – tornando as marcas mais vulneráveis e expostas – é o mesmo meio que oferece a solução para este problema.

A internet pode ser sim um campo de mão dupla para os empresários, mas certamente é uma magnífica forma para o aumento de vendas na empresa que sabe fazer isso bem feito. Pensando nisso, esse blogpost vai focar em um tema: como o Google, maior motor de busca da internet, pode auxiliar os empresários a atingir metas de venda ambiciosas.

Como ocorre o processo de vendas em uma empresa

Tradicionalmente, mas contra a maré das tendências dos consumidores, um processo de vendas numa empresa costuma passar por uma prospecção, geralmente conduzida pelo diretor que tem muitos contatos estratégicos.

Nesses casos, as empresas até apostam na criação de um site e na presença nas redes sociais, mas o seu marketing digital é raso e para por aí. 

Na contramão, empresas que apostam na integração entre os times de marketing e vendas colhem melhores frutos, podem educar seu mercado e até mesmo selecionar os clientes que realmente fazem sentido para elas, consolidando clientes que têm, de fato, a ver com sua solução.

Um bom processo de vendas ocorre como resultado de diversos fatores, mas geralmente é consequência de uma estratégia bem estruturada com KPIs realistas, investimento nas pessoas e em recursos ou ferramentas que potencializam e, de fato, permitam que as ações sejam feitas, treinamentos dos times, afinal, o mundo digital está em constante mudança, tudo isso com o foco na geração de leads qualificados para a pré venda.

Portanto, o funil de vendas funciona da seguinte forma, começando pelo o marketing digital:

funil-de-vendasFonte: https://c1.sfdcstatic.com/content/dam/blogs/br/Funil%20Blog%20Salesforce.png

  • topo: conquista do interesse da audiência e geração de conhecimento da marca,
  • meio: fortalecimento da autoridade e vantagens da marca sobre os concorrentes para fortalecer a confiança do consumidor, 
  • fundo: educação dos leads e conversão em lead de pré-venda.

Na pré-venda ocorre a avaliação do lead, levando em conta seu fit com a empresa, momento de consumo e intenção de compra para que, então, ele seja encaminhado para o time de vendas.

Uma vez que todo esse processo é muito amarrado, todos os times devem estar bem alinhados, com o mesmo propósito e mensagem em mente. Todo esse conjunto permite que os leads verdadeiramente qualificados cheguem ao comercial, maximizando a possibilidade no aumento de vendas na empresa.

O que o Google pode fazer pelo aumento de vendas da empresa

O Google pode aumentar a visibilidade dos seus produtos e serviços e fazer com que sua marca seja vista por bilhões de pessoas. Por meio de sua plataforma de anúncios, o Google Ads, qualquer empresa pode investir um valor em campanhas de mídia e divulgar seus anúncios.

De fato, uma boa campanha feita no Google, pode até mesmo atingir a primeira página do buscador e se posicionar à frente dos concorrentes. Ao aumentar exponencialmente a visibilidade de sua marca, as possibilidades de venda de suas soluções crescem na mesma medida.

Note que afirmamos que o Google traz essa possibilidade, mas não a garante. Porque? Ora, não basta investir em anúncios no Google, é preciso fazê-lo de forma correta e, nesse sentido, uma comunicação assertiva com seu público é a regra de ouro!

Então para que seus anúncios entreguem os resultados, é indispensável que se crie uma estratégia, que leve em conta os seguintes pontos:

  • a definição do tipo de abordagem do marketing digital: Inbound, Outbound Marketing ou um híbrido dos dois. Entenda mais sobre essas estratégias aqui,
  • a criação de buyer personas, ou seja, representações semi-fictícias de seu público-alvo. Tais personas são muitíssimo estratégicas pois são elas que virão a guiar a produção de conteúdo no seu blog, por exemplo,
  • a definição de KPI’s ou objetivos de marketing e vendas. Afinal, sem objetivos não se chega a lugar algum e, por fim,
  • um trabalho fortíssimo na qualificação de leads. 

Você sabe o que são esses leads qualificados?

O que são leads qualificados e como o Google ajuda nisso

Leads qualificados são as pessoas ideais para comprar o seu produto e que estejam no momento de compra. Para entender melhor o conceito é preciso conhecer bem seu público e jornada de compra. 

Complicado? Vejamos um exemplo prático.

Suponhamos que você seja dono de uma imobiliária e que seu principal objetivo é a captação de imóveis para compor sua base e enriquecer seu site com ofertas de novos imóveis para aluguel. 

Seu objetivo de Marketing Digital, portanto, pode ser criar autoridade no segmento perante donos de imóvel ou seus agentes, para que estes venham a anunciar no seu site, correto? Quase!

Entre chamar a atenção deste público e conquistar sua confiança – para que ele coloque seu imóvel em sua base -, há um longo funil ou jornada pelo qual esse lead, ainda não qualificado irá passar.

É importante que se leve isso em conta, pois, muitas vezes, o cliente ainda não tem certeza se deverá anunciar seu imóvel, se deve vender diretamente para alguém, se vai alugar ou vender, se fará isso agora e, ainda, se será contratará sua imobiliária. 

Você apenas saberá se este é um lead qualificado quando puder responder às seguintes perguntas afirmativamente: 

  • o meu lead é um dono de imóvel? 
  • ele deseja anunciar seu imóvel agora? 
  • ele está mesmo seguro de que deseja anunciar agora? 
  • ele deseja anunciar comigo?

Todas essas questões precisam ser analisadas. Até porque oferecer seus serviços para ele, num momento inapropriado, com certeza não é a melhor estratégia.

E o Google?

Ao criar anúncios no Google você pode segmentá-los  para encontrar seu público exato. De forma geral, como o Google faz a segmentação por público-alvo, tipo de conteúdo e dispositivo. No primeiro grupo há opções por: informações demográficas, afinidade, mercado, intenção personalizada, públicos semelhantes e remarketing.

3 dicas importantes para o aumento de vendas na empresa usando o Google

Gerar o aumento de vendas na empresa por meio do Google é uma ciência e nós conhecemos a fórmula para isso. Confira 3 dicas:

Defina palavras-chave inteligentes

Palavras-chave são termos de pesquisa utilizados pelas pessoas que desejam a resposta para alguma pergunta. Por exemplo, suponhamos que um dono de imóvel deseje anunciar agora! Dos termo abaixo, qual você acredita que ele buscará no Google?

  1. Anunciar apartamento em São Paulo
  2. Apartamentos a venda em São Paulo

As palavras-chave devem ser levantadas de acordo com o ponto de vista de quem a digita no motor de busca e não do anunciante!

Além disso, há de se levar em consideração fatores como o volume de busca, custo por clique e dificuldade do termo.

Acompanhe o desempenho das campanhas

É uma verdadeira ilusão pensar que se conquista os melhores resultados logo na primeira campanha de anúncios. Divulgar sua marca no Google com pode aumentar sua visibilidade, mas até que se acerte a “receita do bolo” pode ser necessário fazer vários testes.

Por isso é indispensável o acompanhamento do desempenho dessas campanhas e que, quando necessário se façam pausas e reposicionamentos dos anúncios quando preciso.

Repense sua estratégia

Toda boa estratégia é fruto de muita análise e questionamento em cima do que já foi feito. Repense sua estratégia uma, duas ou dez vezes se necessário. Além de ser uma boa prática, você estará aprimorando constantemente seu discurso de venda!

O Google é um excelente meio para o aumento de vendas na empresa, mas às redes sociais também são ferramentas muito estratégicas nesse sentido. Você conhece o Instagram Ads? Confira como funciona!