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Facebook, Instagram Ads ou Linkedin Ads: benefícios de anunciar nas redes sociais

Anunciar nas redes sociais tem se mostrado uma estratégia e tanto. A cada dia que passa mais e mais pessoas tem acesso a internet e consequentemente se conectam às outras por meio do Facebook, Instagram, Linkedin, Whatsapp e muitas outras redes.

Quase 97% dos usuários conectados no Brasil estão nas redes sociais e mais de 90% das empresas tem algum tipo de presença online. Pois é, não é para menos que a concorrência no meio digital vem se tornando tão alta.

Se você vai começar a anunciar nas redes sociais agora ou sabe que precisa melhorar suas campanhas, não se assuste. Fazendo da forma correta ainda é possível se destacar nesse meio e nós vamos te mostrar como. Confira. 😉

O que é e como funcionam os anúncios no Facebook

De fato o alcance orgânico de empresas vem sofrendo uma queda no Facebook. Isso se dá pela mudança de política da rede social mas não vamos nos estender neste ponto aqui. O Facebook tem 1.28 bilhão de usuários ativos por mês e mais de um trilhão de views mensais.

Ainda vale a pena anunciar na rede, embora seja preciso saber o que está fazendo.

Como criar anúncios no Facebook

As empresas podem criar campanhas por meio do Gerenciador de Anúncios  do Facebook, uma ferramenta que possibilita a criação de anúncios de diversos formatos. Portanto o primeiro passo é configurar a ferramenta.

Vale ressaltar a importância de se ter uma estratégia e planejamento dessas campanhas e não simplesmente criá-las ao leo! Anunciar nas redes sociais é uma boa forma de captar seus possíveis clientes mas para isso é preciso clareza e assertividade em suas campanhas.

Quais os tipos de anúncios disponíveis no Facebook

A ferramenta conta com dois tipos principais de anúncios.

Post patrocinado

Podem ser posts promovidos a partir de publicação que você já tem na sua rede social ou criados dark posts – publicações que só aparecem no feed do seu público alvo, não vão para o seu perfil. O dark post é recomendado para se fazer campanhas altamente segmentadas, para datas específicas ou quando é necessário subir vários anúncios ao mesmo tempo, dessa forma evita poluir o feed da página/perfil

Um post promovido por ser criado a partir de uma imagem, vídeo, carrossel e ainda a experiência multimídia, ou canvas.

Storie patrocinado

Quando se fala em Storie, pensamos diretamente no Instagram por ser a rede onde esse formato faz mais sucesso. Mas não podemos deixar de incluir os Stories do Facebook na estratégias de mídia paga. Hoje já são mais de 500 milhões de usuários ativos usando o recurso e mais de 3 milhões de empresas já criam anúncios para esse local.

Benefícios de anunciar no Facebook

Além dos bilhões de usuários, o Facebook tem benefícios que facilitam a vida de quem vai anunciar.

Alta segmentação de público

Em terra de alta concorrência e bilhões de usuários, a segmentação é o rei. O Facebook Ads tem diversas opções de segmentação, que farão com que o seu conteúdo chegue o mais próximo possível de seu futuro cliente

Veja algumas opções de segmentação:

  • sexo, 
  • localização (rua, cidade, estado, país), 
  • idade, 
  • profissão ou ocupação,
  • status de relacionamento e 
  • preferências pessoais;
  • Data de aniversário.

Inteligência Facebook Ads

Para facilitar o seu trabalho, o Facebook ainda conta com o recurso chamado “lookalike audiences”. Essa função cria audiências similares a que você tem para que o seu alcance assertivo seja ainda maior.

Além disso, seus anúncios são exibidos para pessoas que provavelmente vão desenvolver interesse pelo seu produto. Em outras palavras, ele fará um filtro dentro do público que você segmentou e assim priorizará a entrega para pessoas mais propensas a executaram uma ação em seu anúncio. Essa ação pode ser clique, conversão, envolvimento com a publicação, visualização do vídeo, entre outras. 

Impressionante, não é mesmo?

Rede visual

O Facebook é uma ferramenta preferencialmente visual, o que permite ao anunciante explorar uma gama de abordagens do tipo. Nesse sentido vale reforçar que o “arroz e feijão” já não atende mais essa clientela. É indispensável encontrar o seu diferencial enquanto marca.

O que é e como funcionam os anúncios no Instagram?

O Instagram é a rede social queridinha do momento, alcançou recentemente 1 bilhão de usuários e já ultrapassou o Facebook em volume de vendas. A Nuvem Shop recentemente apontou que quase 70% das vendas em redes sociais foram feitas via Instagram!

Como criar anúncios no Instagram

Para criar um anuncio no Instagram é preciso ter o Gerenciador de Negócios do Facebook e um perfil comercial na rede. Por meio desse Gerenciador pode-se acessar o Instagram Ads e criar suas campanhas.

Uma vantagem da rede é que por meio dos anúncios é permitido  incorporar links clicáveis nos posts e stories, algo impossível nos posts orgânicos do feed. Dessa forma, os anúncios permitem encaminhar as pessoas para sites, apps, landing pages e quaisquer outros domínios.

Quais os locais  disponíveis para exibir anúncios no Instagram

Da mesma forma que o Facebook, o Instagram conta com dois principais posicionamentos que são exibidos seus anúncios:

Post patrocinado no feed

O post patrocinado é a publicação – vídeo ou imagem – impulsionada. Recomenda-se o uso de imagens no formato quadrado (1:1) e vídeos verticais (4:5). Assim como no Facebook é possível criar anúncios que não apareçam no seu feed.

Storie patrocinado

Da mesma forma que o post, o stories patrocinado pode ser criado com vídeos e imagens –  o formato tela cheia vertical (9:16).

Nos dois casos, existem as opções de:

  • imagem única,
  • vídeo único e 
  • carrossel.

Benefícios de anunciar no Instagram

Nichos especiais

Apesar de não trabalhar apenas com nichos específicos, o Instagram, por ser uma rede absolutamente visual, é muitíssimo usada pelos segmentos de moda e beleza, eventos, esportes de aventura, estilo de vida celebridades e humor.

Segmentação do público

Assim como o Facebook, é possível segmentar o público por idade, gênero, localização, tipos de interesses e outras dezenas de possibilidades de filtros. Isso facilita o contato com o seu público.

Crescimento exponencial

O Instagram bateu a marca de 1 bilhão de usuários, está quase chegando à marca do Facebook e não para de crescer. Ou seja, garantir que sua marca esteja presente na rede fazer parte de uma grande vitrine!

Melhor rede do momento para vendas devido ao alto engajamento dos fãs

A maior rede social de vendas do momento é o produto de uma plataforma bem construída e do engajamento genuíno dos fãs. Tenha certeza de que grande parte do engajamento da sua marca está lá!

O que é e como funcionam os anúncios no LinkedIn

Conhecida como a maior rede social de profissionais do mundo, o Linkedin conecta mais de 500 milhões de pessoas. A rede é altamente segmentada e vem atendendo seu propósito.

Como criar anúncios no Linkedin

O LinkedIn possui um gerenciador de campanhas próprio, assim como o Facebook. A sua interface é bem intuitiva e didática para usar. 

Quais os formatos disponíveis para anúncios no Linkedin

É possível criar anúncios em formatos como Sponsored Content, Text Ads e Sponsored InMail. 

Os formatos mais comuns na rede são:

  • Text Ads (pequenas pílulas de anúncios em texto);
  • Sponsored Content (vídeo ou imagem promovido na timeline);
  • Sponsored InMail (a famosa mensagem patrocinada).

Benefícios de anunciar no Linkedin

Os principais benefícios em se anunciar na rede estão atrelados ao propósito de conectar profissionais.

O LinkedIn é Ideal para empresas que fazem relacionamento B2B. 

Alta segmentação: leads mais qualificados

Naturalmente, e ao contrário das outras redes sociais, o próprio público do LinkedIn já é segmentado. São pessoas que se interessam por negócios e networking e/ ou que fazem parte de alguma empresa ou instituição de ensino.

Perfis ricos e bem descritos

O próprio Linkedin incentiva o preenchimento completo e bem feito dos perfis e gratifica a esses com o selo “perfis campeões”, o que facilita ainda mais a segmentação. 

Jornada de compra reduzida

No Linkedin os leads são mais qualificados que em qualquer outra rede social. Assim, com anúncios corretamente direcionados é bem mais fácil acelerar o processo de vendas.

Acompanhe a conversão de seus anúncios

No Linkedin você consegue acompanhar o sucesso de seus anúncios por meio de mecanismos muito similares ao gerenciador de anúncios do Facebook.

Anunciar nas redes sociais realmente pode aumentar minhas vendas

Com uma estratégia de marketing e planejamento de campanhas bem orientados, anunciar nas redes sociais é muito mais fácil, seja ela Facebook, Instagram ou Linkedin. Tendo em mente as melhores práticas e bons profissionais a seu lado, suas vendas com certeza aumentarão e a reputação de sua marca crescerá muito.

Quer saber mais sobre como anunciar nas redes sociais específicas? Veja nossa matéria sobre Instagram Ads e tire todas as suas dúvidas!