11 objetivos de Campanha do Facebook: como escolher a melhor opção para as suas campanhas
Ao criar um anúncio no Gerenciador do Facebook, a primeira ação é escolher o objetivo de campanha, e por mais simples que pareça, muitas pessoas erram nesse ponto, comprometendo assim todo o resultado.
Não tem segredo. Aqui a regra é simples e basta responder à seguinte pergunta: o que você quer que as pessoas façam quando virem seus anúncios? Tendo essa resposta na mão, fica mais fácil para escolher 1 entre os 11 objetivos disponíveis, vide print abaixo:
Mas mesmo respondendo essa pergunta, ainda pode ser confuso para quem não está acostumado às nomenclaturas que o Facebook dá para seus objetivos de campanha e esse artigo vai ajudar a deixar isso mais claro.
Como visto na imagem acima, o Facebook divide os 11 objetivos de campanha em 3 categorias:
- Reconhecimento:
- Consideração:
- Tráfego:
Essas 3 categorias facilita e muito a sua decisão. Agora sabendo o que espera dos anúncios (Reconhecimento, consideração ou tráfego), basta escolher os objetivos dentro da categoria escolhida.
Os 11 objetivos de anúncios do Facebook
1) Reconhecimento da marca:
Com esse objetivo o Facebook vai priorizar a entrega do seu anúncio para as pessoas com maior probabilidade de prestar atenção na sua marca e lembrar dela posteriormente.
Exemplo de aplicação: É ideal para empresas novas que pretendem fazer um trabalho de divulgação da marca e aumentar a consciência da marca (Brand Awareness).
2) Alcance
Como o próprio nome sugere, com esse objetivo de campanha o Facebook vai preocupar apenas em entregar seu anúncio para o maior número de pessoas possíveis.
Não espere engajamento na publicação com esse objetivo. As interações do usuário serão muito baixas. Em outras palavras, quem estiver online, o Facebook vai exibir seu anúncio, sem preocupar com a ação que aquela pessoa possa vir a fazer no seu post.
Exemplo de aplicação: Uma prefeitura pretende fazer campanha no Facebook de conscientização do combate a dengue. Como nesse caso não importa quem vai curtir, comentar, compartilhar ou clicar, e sim, levar a informação para o maior número de pessoas, esse objetivo é o ideal.
3) Tráfego
Se a meta agora é levar mais visitas para um site ou aplicativo, esse objetivo é o ideal.
Para você entender de uma vez por todas, vamos a um exemplo prático: Suponha que você segmentou uma campanha e o tamanho do seu público é 60 mil pessoas.
Você teve o maior cuidado do mundo para escolher o perfil desse público, e em tese ele está bem qualificado, certo? Não, necessariamente. Ainda falta um último filtro, que é separar dentro desse público as pessoas que tem maior probabilidade de clicarem no seu anúncio e assim priorizar a entrega para elas.
Exemplo de aplicação: gerar mais visitas para um artigo de um blog ou uma notícia, por exemplo.
Se você tem uma loja virtual e pretende gerar tráfego para aumentar as suas vendas, calma! Vamos falar ainda de um outro objetivo específico para esse fim.
4) Envolvimento
Este objetivo é para campanhas que tem como finalidade aumentar o número de fãs na página, engajamento nas publicações (reações, comentários e compartilhamentos), divulgar uma oferta e até mesmo envolvimento com os eventos do Facebook.
Dentro do público que você segmentou, a entrega será priorizada para as pessoas mais propensas a engajarem com o conteúdo.
Atenção: tome bastante cuidado com o que chamamos de “métricas de vaidade”, que são aquelas que enchem os olhos de alegria mas não achem o bolso $$. Avalie se para gerar negócios e vendas para sua empresa, esse o melhor objetivo.
5) Instalações do aplicativo
Empresas que tem aplicativos hospedados na Google Play e na App Store podem usar o objetivo de instalação do aplicativo para incentivar pessoas a baixarem o app.
Ao clicar no botão de chamada “Instalar agora”, o usuário será redirecionado para a loja específica do seu sistema operacional. Veja no exemplo abaixo:
6) Visualizações do vídeo
Com este objetivo, a entrega do seu conteúdo em vídeo será direcionada para as pessoas com maior probabilidade de assisti-lo.
Muitas pessoas usam o objetivo de envolvimento com a publicação para patrocinar um vídeo, e como tudo na vida de um mídia é teste, teste, teste… arrisco a dizer que essa escolha não seria totalmente errada. Aqui na Ads Concept já tivemos bons resultados de visualizações em vídeo com o objetivo de envolvimento, mas para validar essa hipótese, sempre fazemos testes A/B para tira-teima.
Um dos pontos mais interessantes de se utilizar vídeos no Facebook e Instagram é que depois do vídeo ser veiculado, podemos criar um público personalizado de pessoas que assistiram o seu vídeo e reaproveitar essa audiência em outros anúncios posteriormente.
Tela de criação de público personalizado baseado em visualizações de vídeo:
7) Geração de Cadastro
Estratégias de geração de leads tem sido um dos principais objetivos das empresas atualmente. É importante gerar uma base de contatos para relacionar através de nutrição de conteúdo e vender para eles posteriormente.
Para fazer a captação de leads geralmente usa-se uma landing page com um formulário para captura dos contatos, mas pode ter situações em que o anunciante não tem orçamento para contratar um profissional e/ou alguma plataforma de criação de páginas. Mas isso não é mais motivo para não criar uma estratégia de captação de leads.
Com o objetivo de geração de cadastro, é possível criar uma página dentro do próprio Facebook em poucos minutos. A parte mais interessante é que os campos de preenchimento do contato, que são totalmente customizáveis, já são automaticamente preenchidos usando as informações do perfil do usuário, que terá somente o trabalho de verificar os dados e clicar no botão de enviar informações.
Ainda é possível fazer a integração com os principais softwares de automações do mercado como Mailchimp, RD Station, Hubspot, entre outras.
8) Mensagens
O objetivo de campanha “Mensagens” tem como finalidade fazer com que pessoas interessadas no seu negócio envie mensagens através do Messenger ou Whatsapp.
Há 2 formatos dentro desse objetivo:
- Incentivar que as pessoas enviem mensagem para a empresa: Nesse caso é exibido um post no feed onde terá o botão de chamada para o usuário realizar o contato via Whatsapp ou Messenger. No caso desse último, ainda é possível configurar uma pequena automação de mensagens para levantar informações prévias da pessoa.
- Envio de mensagem patrocinada: com essa opção é enviada uma mensagem no inbox do Facebook do usuário, porém só pode ser segmentado para as pessoas que já enviaram uma mensagem anteriormente para página.
Em um dos nossos clientes, da área da saúde, conseguimos gerar 2 mil contatos em 5 meses usando somente esse objetivo. Foram 2 mil pessoas que entraram em contato solicitando agendamento. Leia o case.
Em outro cliente, do segmento imobiliário, o objetivo de mensagens tem sido fundamental para captação de leads e vendas dos imóveis.
9) Conversões:
Esse objetivo é ideal para empresas que querem aumentar as conversões através das redes sociais. Quando falamos de conversão não restringimos somente à vendas. Pode ser cadastro, adição de produto no carrinho, visualização de conteúdo, entre outras.
Esse objetivo só funciona se o pixel estiver instalado no site, pois ele vai rastrear as pessoas que chegaram até à URL de conversão e assim exibir o anúncio para pessoas dentro da sua segmentação que tenham perfil semelhante a quem converteu anteriormente.
Para quem tem loja virtual esse é o melhor objetivo. Quando seleciona o objetivo de Tráfego, você apenas enviou visitantes o site, mas quando usa o objetivo de “Conversão”, agora enviará tráfego que tem maior probabilidade de conversão. Pelo comportamento do usuário ao longo dos anos na rede, o Facebook saberá quem é mais qualificado para executar uma ação na sua loja virtual.
10) Vendas do catálogo
Com o objetivo de vendas do catálogo é possível fazer uma integração da sua loja virtual com o Facebook e dessa forma será criado um catálogo com todos os seus produtos. As imagens, nome do produto e preço são atualizadas automaticamente.
Dessa forma, ao invés de criar um post link e direcionar o usuário para o seu ecommerce, fora da rede social, agora a experiência de navegação entre os produtos será realizada dentro da rede.
O Facebook vai priorizar a entrega do seu anúncios para pessoas mais propensas a realizarem a ação de compra.
Use o recurso do Gerenciador de Negócios para criar e configurar seu catálogo de forma rápida e intuitiva.
Veja exemplo no print abaixo:
Ao clicar no post (imagem 1), o usuário navegará pelo catálogo (imagem 2), e selecionando um dos produtos verá todas as informações do mesmo, como descrição completa e mais fotos (imagem 3).
11) Tráfego no estabelecimento
Esse anúncio é ideal para promover negócios locais e incentivar a visita ao estabelecimento. Os anúncios com esse objetivo possuem call to actions específicos para esse fim, como “ligar agora” e “como chegar”.
Empresas que possuem vários locais físicos podem ter somente uma página e criar um ponto comercial para cada uma das filiais. Dessa forma, cria-se um anúncio apenas, que será aparecerá personalizado com as informações da filial que a pessoa estiver mais próxima. Essa personalização inclui o endereço, o número de telefone e o cartão de mapa de cada loja.
Agora que explicamos sobre cada um dos objetivos de campanhas, ficará mais fácil para você escolher a melhor opção na hora de criar seus anúncios.
Concluindo
Mais importante que saber escolher o objetivo certo, é entender que não existe uma regra, e portanto sempre recomendamos que façam testes para tirar o melhor proveito da ferramenta.
Se ainda está inseguro com o Gerenciador de Anúncios do Facebook, conte com nossa equipe para auxiliá-lo a desenvolver as melhores estratégias de crescimento do seu negócio através das mídias sociais.