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Como reduzir custos no Google Adwords e ter melhores resultados

O Google Adwords tem se mostrado uma das melhores ferramentas para anúncios online, mas muitas marcas ainda não conseguiram usufruir 100% de seus resultados. Sabia que você pode ter uma boa performance e, ao mesmo tempo, reduzir custos no Google Adwords

Acontece que isso vai muito além de cortar verba de investimento. Existe uma série de ações que podem potencializar o seu anúncio e diminuir o custo por clique (CPC) que você paga.

Neste artigo, vamos apontar as melhores práticas e como fazemos aqui na Ads Concept para levar as campanhas dos nossos clientes a um outro patamar e aumentar suas vendas no Google.

Confira!

Antes de mais nada, vamos entender como investir no Google Ads

Para entender como investir no Google Ads é essencial conhecer a estrutura por trás da ferramenta.

Basicamente, você paga por aquilo que recebe, ou seja, os cliques no seu anúncio. Tendo em vista uma palavra-chave – ou termo de busca estratégico – para o seu negócio e campanha, você entra em um leilão para competir por ela. Assim, você concorre pelas melhores posições dessa palavra-chave.

Quem está disposto a pagar o maior valor na Rede de Display ou buscador, fica com o melhor destaque, à princípio! Guarde bem essa informação.

O valor original da palavra-chave é apenas uma referência. Você precisa estar atento ao CPC final que paga. Para calcular, basta dividir o investimento da campanha pelo número de cliques recebidos.

Exemplo: suponhamos que você tenha investido R$100,00 no seu anúncio e recebido 50 cliques. Logo, seu CPC será de R$2,00.

Mas, além do CPC, existe outra métrica importantíssima. Trata-se do click true rate (CTR), ou taxa de clique. O CTR é a relação da quantidade de cliques por exibição que o seu anúncio recebe.

O CTR é o reflexo de uma boa estratégia

Voltando ao exemplo anterior, suponhamos que para esta campanha você esteja competindo pelo termo “móveis planejados em Campinas”. Caso ele tenha sido exibido para 500 pessoas e 50 clicaram nele, isso significa que o seu CTR é de 10% – que aliás é um CTR bem alto.

Porque isso é importante?

O CTR é a principal métrica para precificar o seu anúncio. Dessa forma, as campanhas com CTR menor, ou seja, que performam pior que às outras, pagarão mais caro!

Isso significa que além de receber menos cliques, você pagará mais do que seus concorrentes. E o pior: os anúncios com CTR maior ficarão com as primeiras posições, à frente do seu!

Você pode achar isso tudo injusto e tudo bem. 

Mas, acontece que para o Google há mais valia nos anunciantes que investem na estratégia de suas campanhas e não apenas os que pagam mais por elas. Isso porque o Google sabe que um anúncio bem criado tem mais chances de atrair as pessoas certas.

Porém, não adianta fechar a cara para o buscador. Na verdade, o CTR é o reflexo de um bom trabalho e nós vamos ajudá-lo a melhorar essa taxa!

O primeiro passo é entender seus objetivos, sem isso será como atirar sem um alvo!

Quais os objetivos ao investir no Google Ads e qual o mínimo de investimento possível

O mínimo possível que você pode investir no Google Ads é R$5,00 por dia

Porém, o que gostaríamos de ressaltar é que você deve investir apenas o suficiente para testes, num primeiro momento, e para atingir os seus objetivos.

Os objetivos para se investir no Google se definem em 4:

Conversões

As conversões são muito visadas para captação de leads e vendas em e-commerce. A palavra da vez aqui é teste. Crie campanhas, acompanhe os resultados e aprimore o anuncio sempre que for necessário. 

Dê atenção especial também à página de destino para onde o usuário está sendo levado. Seu foco deve ser na ação que você deseja que ele tome.

Tráfego

Para isso, indicamos que você invista em um site focado na experiência do usuário e em uma lista de palavras-chave bem estratégica. É essencial que os textos do seu anúncio sejam bem escritos e relevantes para o público.

Impressões

As impressões funcionam muito bem quando seu objetivo é aumentar a visibilidade da marca ou produto. Aqui aconselhamos utilizar o custo por mil impressões (CPM) e não o CPC.

Aumentar o ROI do produto

O ROI, ou retorno sobre investimento, deve ser sua principal preocupação. 

É com ele que você mata a pergunta: estou ganhando dinheiro com meu produto na internet? Quando tratamos de Google Adwords, a conversão é a métrica com a qual você tem a resposta.

Após definir seu budget e o objetivo no Google Ads, vamos entender como você pode reduzir custos no Google Adwords por tornar sua campanha mais atraente ao Google e, consequentemente, ao seu público final.

Como reduzir custos no Google Adwords

1. Crie segmentações

A segmentação é uma das principais vantagens em uma estratégia de marketing.

1.1. Por assuntos

Crie seus anúncios pensando no funil de compra de sua persona. Isso implica entender que em cada estágio, desde o conhecimento até a compra propriamente dita, ela tem tendências diferentes e procura por assuntos específicos.

Portanto, sua persona precisa sentir que está seguindo o fluxo mais natural possível, sem ser levada a acreditar que na verdade você está conduzindo sua caminhada rumo à ação que você deseja.

1.2. Por localização geográfica

Faz parte de sua estratégia entender em que pontos se concentra seu público para direcionar seus esforços nesses locais. Por criar anúncios para diversas regiões, você terá desempenhos diferentes e poderá ajustar a abordagem em cada uma para conquistar um melhor CTR.

2. Refine suas palavras-chave

Conforme falamos lá no começo, às palavras-chave são a essência do Google Ads. Por isso:

2.1. Exclua as palavras-chave de pesquisa negativa

Muitas vezes durante a pesquisa uma pessoa pode buscar um termo semelhante ao seu mas com conotação completamente diferente. Isso é prejudicial para os dois lados da moeda: você paga por uma pesquisa que não lhe interessa e o usuário recebe um conteúdo que não tem intenção de consumir.

Para sanar esse problema, pesquise e liste os termos de pesquisa negativos, ou seja, aqueles para os quais você não quer que o seu anúncio apareça.

2.2. Isole os termos de alta performance

Após pouco tempo de campanha é possível entender que palavras-chave são as que melhor performam. Com essa lista em mãos, crie anúncios mais otimizados, configure o lance do CPC favorecendo os termos de alta performance, de forma a direcionar o fluxo do anúncio antigo para o novo.

3. Faça otimizações regulares

Avalie o histórico de suas campanhas em busca de melhorias. Nesse sentido, é essencial entender as métricas – CPC, ROI e CTR – bem como ficar de olho no que a concorrência está fazendo.

Portanto, revise tudo periodicamente, inclusive os objetivos, linguagem, palavras-chave. Uma boa forma de testar a eficácia das campanhas é por meio de testes A/B.

3.1. Dia e horário

Observar os dias e horários que suas campanhas performam melhor é outro ponto importante. Portanto esteja atento a esta tendência dos usuários e ajuste o curso de suas campanhas conforme a demanda.

3.2 Índice de qualidade

Talvez você não o conheça, mas o índice de qualidade é como o Google avalia seu anúncio. Três coisas são levadas em consideração no quality score: força da palavra-chave, CTR e segmentação e otimização da landing page.

4. Crie landing pages segmentadas e otimizadas

De nada adianta criar um anúncio muito bom sendo que, no destino, o usuário seja encaminhado para uma home page pouco intuitiva, sem ajudá-lo a tomar a ação necessária.

Portanto, crie landing pages que orientem a ação do usuário e facilite sua experiência!

É possível diminuir o investimento e ter os mesmos resultados

Sim. Conforme observamos ao longo do texto, os resultados não estão necessariamente ligados ao valor financeiro de seu investimento e sim a uma série de otimizações do anúncio tendo em vista a experiência do usuário.

Conforme você observou, para reduzir custos no Google Adwords é muito importante definir seus objetivos.No Facebook Ads os objetivos também são importantes. Entenda.