Como Anunciar no Google Adwords e Obter Resultados
O Google Adwords é o maior espaço de links patrocinados hoje. Trata-se de uma plataforma de anúncios riquíssima e altamente personalizável que aceita empresas de qualquer tamanho – e orçamento!
A forma como anunciar no Google Adwords é o que irá determinar o sucesso de sua campanha. Seja na Rede de Display, de Pesquisa ou em mídias como o Gmail e o Youtube, apostar na criação de campanhas de forma assertiva é o que fará sua marca se destacar da concorrência.
Portanto, as principais chaves para obter resultados no Google é saber muito bem o que está fazendo e executar tudo perfeitamente.
E você, empresário, já descobriu a fórmula para a sua marca anunciar no Google Adwords? A Ads Concept vai te dar uma força!
Confira.
O que é e como funciona o Google Adwords
Bem-vindo à era do Google!
A empresa hoje domina um mercado gigantesco e tem uma cartela de serviços super completa para anúncios na internet.
A Adwords, hoje mais conhecida como Ads, é a principal geradora de receita para a gigante Google.
Ela funciona da seguinte forma: com base na tendência de pesquisa dos usuários, as empresas criam campanhas patrocinados para atraí-los. O mais interessante é a inteligência por trás desse sistema. Não basta criar anúncios, é preciso que eles sejam direcionados para as pessoas certas, no momento certo e no local onde o público está.
Muito mais assertivo que a distribuição de flyers na rua, não?
Por meio do machine learning, o Google otimiza suas campanhas, como por exemplo, entendendo a probabilidade de conversões em determinados horários para aumentar, ou não, o lance de seus anúncios.
Fique por dentro dos tipos de campanhas para criar no Google Ads.
Tipos de campanha para criar no Google Ads
Rede de pesquisa
Tem o objetivo de atrair mais visitas ao site, app ou outra página, ao mesmo tempo que visa diminuir o custo do clique.
Recomendamos esse tipo de campanha para quem já tem uma certa relevância no mercado, com uma base de possíveis compradores que utiliza a rede em busca da solução – sobretudo os que estão no fundo do funil de vendas, ou seja, mais propensas a compra.
Vale ressaltar que a Rede de Pesquisa é o tipo mais concorrido de campanha, portanto você pode se deparar com custos por clique (CPC) altos para a palavra-chave que deseja concorrer.
Rede de display
O foco desse formato é colocar anúncios em sites. Esse tipo é indicado para quem quer criar conhecimento de sua marca junto ao público.
Por isso, fique atento ao “pulo do gato”: é essencial que você saiba que tipos de site seu público frequenta. Só assim vai conseguir ser mais assertivo nas ações.
Universal para apps
Com ela, o Google cria diversos formatos de anúncios a partir de uma ideia. Assim, você não precisar desenvolver as campanhas individuais.
Google shopping
Com o Google Shopping, você pode divulgar os seus produtos numa lista em que o usuário compara diversos exemplares e pode filtrar por preço, marca e outros detalhes. O interessante é que ele também ajuda a divulgar sua marca e site.
Campanhas com vídeo
Os vídeos são grandes aliados no processo de vendas. No Google Ads, você pode criar campanhas para envolver sua audiência em diversos sites da Google, como o Youtube, e parceiros.
Como anunciar no Google Adwords em 9 passos
1. Crie uma conta no Adwords
- Clique no botão comece “Comece Agora” para criar sua conta.
- Insira seu site no campo “Bem-vindo ao Google AdWords!”.
- Acompanhe a “Configuração Guiada”.
2. Crie uma campanha
Vá para “Campanhas” e clique em “Nova Campanha”.
3. Defina o tipo de anúncio
Conforme falamos acima, você tem cinco opções: Rede de Pesquisa; Rede de display; Google shopping; Universal para apps e Vídeo.
4. Preencha todos os campos e faça a configuração da campanha
É essencial definir todos os parâmetros, ou metas, da sua campanha. Além disso, a configuração também deve ser completa.
Determine o nome da campanha, as redes onde será exibida, os buscadores parceiros, a segmentação por local e idiomas, quais serão seus lances, seu orçamento diário e data de início e término da campanha.
5. Determine os grupos de anúncios
Faça isso por agrupar as campanhas por palavras-chaves. Assim você terá um controle melhor das pesquisas e poderá acrescentá-las em seus anúncios.
6. Entenda a estrutura de um anúncio
Basicamente um anúncio padrão no Google Adwords é composto por quatro elementos:
- O título: vem destacado na primeira linha. É preciso criar dois textos de 30 caracteres cada e separar por hífen.
- O caminho: URL fantasia, mais atrativa e curta, que aparece para o usuário. Possui 15 caracteres.
- URL final: endereço para o qual o público e redirecionado após clicar no “caminho”.
- A descrição: o conteúdo que vem abaixo da URL, máximo de 80 caracteres.
7. Cuide muito bem de todos os detalhes
Os detalhes são essenciais na hora de criar um bom anúncio.
- Faça uma boa pesquisa de palavras-chave e explore-a no anúncio. É indispensável que ela esteja no título e em negrito.
- Escreva cada palavra do título com letra maiúscula. Isso chama mais atenção e é uma prática recomendada pelo Google.
- Utilize todos os caracteres possíveis.
- Crie títulos atraentes.
- Fale da dor do seu público. Ex: “compre uma moto hoje e pare de andar de ônibus”
- Crie anúncios para públicos específicos. Isso segmenta a comunicação e evita que você não pague por cliques sem valor. Ex: “oportunidade para empresários”.
- Coloque o preço dos produtos. Isso melhora a taxa de conversão e cliques qualificados
8. Crie um Landing Page otimizada para a campanha
Não é uma boa prática criar campanhas que levem a página inicial do site deixando por conta do usuário descobrir o caminho que deve seguir. Por isso, é muito importante apostar na criação de Landing Pages otimizadas para a campanha que está divulgando.
9. Aposte em extensões de anúncio
As extensões são campos complementares que potencializam seus resultados e a experiência do usuário.
- Snippets estruturados: destaques de ofertas. Por exemplo: serviços, modelos, promoções.
- Preço: lista com serviços e produtos estruturados por preços.
- Chamada: permite a divulgação de telefone e chamada (para smartphones) no anúncio.
- Frase de destaque: destaque para os diferenciais da marca, serviço ou produto.
- Sitelink: CTAs para diversas páginas do site.
- Local: endereço e distância do usuário para a loja ou empresa.
- Mensagem: campo para que o usuário envie mensagem à empresa.
- Aplicativos: divulgação para baixar o aplicativo.
Após passar por essa série de detalhes de como anunciar no Google Adwords, você pode estar se perguntando quanto deve investir.
Vamos entender?
Como saber quanto devo investir
A resposta para esse questionamento depende do seu budget. O Google Adwords permite que você determine o quanto vai pagar diariamente em suas ações.
Para definir isso, é preciso entender quais são os seus objetivos com as campanhas, sobretudo quanto quer alcançar. Suponhamos que precise aumentar suas vendas 20% em dois meses. Determine quanto isso representa e faça uma simulação ao montar sua campanha de quanto precisará investir para conseguir esse retorno esperado.
Dessa forma, você pode entender se é válido investir e pagará apenas pelos resultados que conquistar.
Como saber se meu anúncio realmente deu resultado
Saber como anunciar no Google Adwords também envolve monitorar os resultados das campanhas.
É essencial que se acompanhe o desempenho das ações diariamente. O mais interessante é que o Google permite que você faça isso em tempo real. Dessa forma, é possível até mesmo pausar campanhas que estão abaixo do desempenho esperado.
Quando se fala de controle ROI (retorno sobre investimento) no Google Ads, é imprescindível o acompanhamento regular dos anúncios e ajustes rápidos!
Entenda mais como anunciar no Google Adwords e investir na ferramenta!