Single Blog

image description

Google Adwords Para Ecommerce: como investir?

Uma das maiores vantagens da internet para as empresas é poder divulgar suas marcas para uma gigante quantidade de pessoas à baixo custo, quando comparamos aos meios tradicionais. Nesse sentido, o Google Adwords para ecommerce tem se mostrado uma boa estratégia, mas é preciso usá-lo da forma certa.

O Google Adwords, ou Google Ads, tem se provado o melhor modo de anunciar na internet. Sozinho, ele é responsável por mais de 90% do faturamento do buscador. Essa espantosa performance tem feito com que as empresas repensem suas formas de fazer publicidade.

Os anúncios no Google permitem que sua marca alcance seu público específico, no momento ideal para a compra e esse sistema faz isso com base na segmentação.

Não é fácil se posicionar entre os primeiros resultados no Google. Por isso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a se posicionar e construir uma estratégia de marketing digital assertiva para o seu negócio.

Confira!

Por que usar o Google Ads para alavancar as vendas do comércio eletrônico?

O Google Adwords para ecommerce pode ser a solução de que o seu negócio precisa para melhorar as vendas. A Rede de Display, por exemplo, atinge milhões de sites e portais em todo o mundo. Todas as empresas parceiras da Google podem exibir os seus anúncios, o que é grande parte dos sites online.

Com o Google Ads você pode segmentar seus anúncios de acordo com o que a audiência pesquisa. Em outras palavras, sua marca onde o seu público está. Anunciar com o Google Adwords para ecommerce é realmente uma estratégia inteligente para aumentar as vendas, mas não para por aí. 

Ao contrário das tradicionais mídias de grande dispersão – que, diga-se de passagem, tinham segmentação extremamente limitada e eram caras! -, o Google Adwords é altamente mensurável, ou seja, você de fato consegue:

  • saber de onde suas vendas vem, 
  • ter perfeito controle sobre seu investimento – em tempo real, 
  • calcular seu retorno sobre investimento (ROI) 
  • e, com isso, fazer ajustes em suas campanhas ou simplesmente cancelá-las, sem ônus!

Por outro lado, não basta simplesmente criar uma campanha, antes, é preciso fazer tudo com base num planejamento pensado em como atingir seu público, definir metas para esses anúncios e investir a quantia necessária para atingi-las.

Afinal, como colocar isso tudo em prática? 

Vamos dar algumas dicas!

Como aplicar na prática uma estratégia de Google Ads para e-commerce?

No Google Adwords para ecommerce não basta fazer, é preciso que seja bem feito! Mas, calma. Sabemos que nenhuma estratégia perfeita surge do zero. Por isso, a primeira coisa a sempre ter em mente é que provavelmente você vá dar alguns “murros em ponta de faca” até acertar o passo.

Por outro lado, existem os passos básicos que deve ser dados para começar. 

Vamos à eles?

1. Antes de tudo, pergunte-se: quais são meus objetivos?

Não inicie nenhuma campanha sem antes responder a essa pergunta. Afinal, como poderá mensurar os resultados de ações sem objetivo?

Por isso faça perguntas realistas a si mesmo: em quanto porcento eu pretendo aumentar minhas vendas? Em quanto tempo desejo chegar a este resultado? Será preciso, antes, criar ações para que minha marca seja conhecida no mercado e, então, apostar nas estratégias de venda? E quanto à uma base de leads, devo criar? Que tipos de campanhas farei? Em que datas?

Todas essas perguntas o ajudarão a refinar suas ações.

2. Crie uma conta no Google Adwords

Esse passo é o mais simples. Sugerimos que crie uma conta de e-mail própria para o seu e-commerce, pois com ela você fará a gestão de suas campanhas. Vá até a ferramenta e siga os passos apresentados. 

Para que a ativação da conta seja completa, cadastre um cartão de crédito, que apenas cobrará pelas campanhas que você aprovar.

3. Conheça o seu público, de verdade

É claro que você conhece o seu público-alvo e entende que o seu produto é uma necessidade de mercado.

Mas, quem é, de verdade a pessoa que compra de você? Em que horários ela está conectada? Quanto tempo ela leva até fechar uma compra? Que linguagem melhor comunica com ela?

Questões como essas farão com que sua comunicação seja mais lapidada e, consequentemente, mais assertiva para vendas.

4. Mantenha os concorrentes em seu radar

Nunca pense que o seu produto é único. Tudo bem, pode até acontecer de não existirem soluções iguais as suas no mercado. Mas tenha certeza de que para o seu público algum outro tipo de serviço supre suas necessidades de alguma forma. 

Quem são esses concorrentes? Como eles estão fazendo anúncios? Quantas vezes por mês? Que palavras-chave estão tentando ranquear e que estratégia usam? 

Não menospreze esse conhecimento, sobretudo se você está começando a usar o Google Adwords para ecommerce agora!

5. Encontre as palavras-chaves ideais para o seu negócio

O Google Adwords é um sistema que entrega anúncios de acordo com a pesquisa por termos específicos. Portanto, para anunciar na Rede de Pesquisa é necessário definir as palavras-chave do seu negócio.

Palavras-chave são termos pesquisados pelas pessoas no buscador. Eles demonstram uma intenção, como “comprar sapatos na internet” ou “comprar sapatos na internet com até 100 reais”.

Os termos são exemplos mas estão dentro de um padrão de busca pelos serviços. Basicamente, as palavras-chave são divididas em duas categorias: head tail (curtas) e long tails (longas).

Para facilitar a vida de quem anuncia, o Google tem uma ferramenta, ou planejador de palavras-chave, o Keyword Planner.

6. Defina um orçamento

Com todas as definições prontas, é preciso entender qual a verba dedicada para as campanhas.

Orientamos que inicie com um orçamento moderado e faça testes junto à audiência. Assim, aos poucos, você encontrará o jeito ideal de anunciar seus produtos e sem necessariamente queimar todo o seu budget.

Lembra do cartão de crédito? Então, agora é hora de falar para o Google como você vai investir seu dinheiro e ele dá três formas para se fazer isso:

  • custo por clique (CPC): geralmente é usado em campanhas que levam pessoas a um site ou página de destino,
  • custo por aquisição (CPA): geralmente usado para conversão, 
  • custo por mil impressões (CPM): geralmente é usado para propagar uma mensagem a um número altíssimo de pessoas.

Como alavancar os resultados com Google Ads?

Existem algumas boas práticas que o ajudarão a alavancar seus resultados no Google Adwords para ecommerce. 

Veja as principais dicas:

  1. Crie anúncios de pesquisa dinâmico: eles consistem na geração automática de URLs de modo a ser mais mais relevante para o consumidor
  2. Aposte no remarketing e remarketing dinâmico: o remarketing mostra anúncios para os usuários que já passaram pelo seu ecommerce. Na modalidade dinâmica ele foca em produtos de interesse do usuário, o que dá margem para a criação de personalizados.
  3. Faça segmentações inteligentes: o Google Ads permite diversos tipos de segmentação, como: geográfica, sexo, interesses, contexto, etc.
  4. Anúncios com peças gráficas devem sempre ser produzidos em diversas dimensões: do contrário, ele pode não aparecer nos sites de parceiros.
  5. Aposte em testes A/B: teste linguagem, cores, layout e diversos elementos por meio do teste A/B.
  6. Faça otimizações constantes: não basta fazer anúncios, é necessário garantir que eles acompanhem as tendências e preferências do seu público.

Nesse sentido, para que você otimize da melhor forma suas campanhas é importante que se saiba o desempenho delas.

Como medir o avanço do desempenho

As campanhas estão rodando e já começo a ver os primeiros resultados. Meu trabalho acabou? Não. Ele está apenas começando. A partir de agora é preciso que se monitore o desempenho, sempre em busca de formas de otimizar o trabalho.

Para medir o desempenho, acompanhe o alcance e envolvimento das campanhas. Outra métrica muito valiosa é o valor dado pelo cálculo de ROI (retorno do investimento) do produto. Não se esqueça de sempre olhar para as suas campanhas pensando nos objetivos definidos lá no começo.

Usar o Google Adwords para ecommerce é uma excelente estratégia de divulgação do seu produto. Da mesma forma, o Instagram tem se mostrado um grande aliado nas vendas. Entenda como o Instagram Ads funciona!