O que é e como funciona o Instagram Ads?
As redes sociais deixaram de ser plataformas exclusivas de interações pessoais há muito tempo. As marcas conquistaram esses espaços e grande parte de suas vendas ocorrem nesses sites, sobretudo o Instagram, a rede social do momento. Você sabe como funciona o Instagram Ads?
O Instagram é uma rede social de grande sucesso, tanto é que foi comprada pelo gigante Facebook Extremamente visual, surgiu como um app de filtros, faz parte ativa da vida um bilhão de pessoas e é o core da estratégia de vendas de milhares de marcas ao redor do globo.
Atualmente, a rede social conta com diversas funcionalidades, como o IGTV, directs com mensagens de voz, transmissões ao vivo e o mais interessante para as empresas: a possibilidade de criar anúncios.
Você sabe o que é e como funciona o Instagram Ads? No post a seguir explicamos isso e muito mais!
Antes, conheça Lorena, uma empreendedora que precisa urgentemente aumentar seu volume de vendas
Lorena é dona de uma estamparia. Recentemente, ela investiu num e-commerce e já começou a ver os resultados em vendas.
No entanto, ela sabe que ainda há um grande espaço a ser explorado no mercado, que está rodando abaixo de sua capacidade e o pior: começou a ter prejuízos financeiros. Lorena precisa anunciar seus produtos num espaço segmentado e de simples utilização para o seu público.
Apesar do boom do Facebook, hoje o Instagram vem despontando como um canal importante para quem quer usar as redes sociais para vender.
Sugestão alternativa: Em determinados nichos de mercado, o Instagram pode ser um canal de vendas muito valioso.
Com taxas de engajamento altíssimas e visual extremamente atrativo para produtos visuais, Lorena descobriu que o Instagram é a solução para os seus problemas.
Mas, afinal, como anunciar na rede? Vamos entender.
O que é e como funciona o Instagram Ads
O Instagram Ads é o meio pelo qual se pode fazer a veiculação de anúncios na rede social, seja nos stories ou feed. Cada anúncio deve ser criado com base em um objetivo, seja ele envolvimento, tráfego para o site, conversões, visualizações em vídeo, geração de cadastros (leads), etc.
Para se ter uma ideia de como funciona o Instagram Ads e suas funcionalidades, veja como Lorena pode segmentar seu público na hora da compra.
Suponhamos que ela deseje vender camisetas com estampas de festas, como chá de lingerie. Para anunciar esse produto específico, ela pode segmentá-lo da seguinte forma:
- mulheres, de 25 a 40 anos, com localização geográfica nas cidades onde ela entrega o produto sem taxa (aliás, este pode ser um excelente argumento de venda) e que noivaram recentemente dentro de um ano”.
Viu a precisão da segmentação? Agora Lorena vai atingir seu cliente ideal de forma mais assertiva.
Este é apenas um exemplo de como funciona o Instagram Ads e é importante mencionar que ele conta com muitos outros tipos de segmentação. Também é possível fazer o anuncio em diversos formatos, como fotos e vídeos, únicos ou em carrossel.
Muitas pessoas criam anúncios clicando no botão “Promover” que tem debaixo das publicações. Esse recurso ajuda o usuário iniciante, mas se você quer mesmo criar anúncios mais estratégicos, usando todos os recursos, recomendamos o uso da plataforma do Gerenciador de Anúncios do Facebook
O que é o Gerenciador de Anúncios do Facebook
O Gerenciador de Anúncios é uma plataforma que permite criar e gerenciar campanhas de forma segura e muito segmentada. Nele, tem-se acesso a visão geral e específica dos anúncios, seus desempenhos e muitas outras funções.
A plataforma é de simples gestão, mas também conta com funções complexas, como testes A/B, segmentações avançadas, gestão de recursos e análises aprofundadas.
Por que o Instagram Ads ajuda nas suas vendas
Além da grande quantidade de usuários, a rede social é um local de grande engajamento. Isso significa que, quando um anúncio é bem feito, ele conquista mais comentários, marcação de pessoas e outras interações ricas e este é o primeiro passo para conseguir uma boa venda.
A equipe responsável pelo Instagram não para de inovar. Ela está sempre atenta às tendências dos usuários, lançando novas funcionalidades e levando o desempenho da rede a novos patamares.
Além disso, ela facilita a vida a vida do anunciante, com ferramentas como programação e automação de campanhas. Tudo isso, ajuda o processo de vendas ser mais assertivo, ágil e prático.
Quais locais posso exibir meus anúncios no Instagram?
Atualmente, é possível selecionar 3 posicionamentos para exibição do seu anúncio dentro do Instagram.
Através do Gerenciador de anúncios, pode selecionar como posicionamento:
- Feed do Instagram: recomenda-se imagens no formato quadrado (1:1) e vídeos no formato vertical (4:5).
- Explorar do Instagram: Imagens e vídeos nos mesmos formatos acima, como recomendação de boas práticas.
- Instagram Storie: Use imagens ou vídeos no formato tela cheia vertical (9:16).
E você que cria anúncios usando o botão “Promover”, tem essas opções no aplicativo? Certamente não, e a essa altura do artigo já deve concluir que usar o Gerenciador de Anúncios é a melhor opção para suas campanhas.
Qual o valor mínimo investido para ter resultados no Instagram Ads
Hoje o Gerenciador de Anúncios aceita que o anunciante invista o mínimo de R$ 1,00 por dia em suas campanhas. O valor total a ser investido é o usuário que determina, dentro desse limite mínimo diário.
Ao determinar o valor total que pretende gastar em seus anúncios, na plataforma pode configurar o orçamento como vitalício ou diário. Para entender melhor sobre esses dois tipos de orçamentos, vamos voltar ao exemplo da Lorena. Ela tem uma verba total de R$ 100,00 para gastar em 10 dias.
- Orçamento Vitalício: nesse modelo ela determina a data de início e fim de veiculação do seu anúncio, e coloca R$ 100,00 como o orçamento vitalício. O gerenciador fará a distribuição da verba da melhor forma possível dentro do período de dias selecionado.
- Orçamento Diário: já nesse formato, a Lorena deve determinar quanto quer gastar por dia. Portanto, se sua verba é R$ 100,00 e o período da campanha é 10 dias, seu orçamento diário será de R$ 10,00.
“Ah, então no fim os dois tipos de orçamentos são iguais, pois gasta-se o mesmo valor, no mesmo período de tempo, certo?”.
R.: Sim, e não! A verba total será a mesma, mas a distribuição do orçamento será bem diferente. No orçamento diário o Facebook respeita seu limite de R$ 10,00 por dia, enquanto no vitalício ele distribui a verba conforme a demanda.
Supõe-se que num feriado, poucas pessoas online, ele gaste R$ 6,00 e já na segunda, ele gasta R$ 14,00. Esse é só um exemplo que pode interferir a distribuição da verba com orçamento vitalício.
Não existe a melhor opção, só fazendo testes para descobrir.
Já quanto ao valor ideal para ter resultado, depende!
Depende de quanto está disposto a investir, qual o tamanho do público segmentado, o período de dias, entre outras dezenas de fatores.
Quer um exemplo?
Voltamos ao caso da Lorena. Usando o público “Mulheres, idade entre 25 e 40 anos, que noivaram recentemente dentro de 1 ano, e moram em BH”, com orçamento de R$ 100,00 por 10 dias, temos a seguinte estimativa, vide print abaixo:
- 2.300 pessoas potenciais dentro da segmentação acima;
- com essa verba Lorena vai alcançar em média de 239 a 690 pessoas diariamente;
- o envolvimento vai girar em torno de 12 a 33 por dia;
Mas aí a Lorena quer mais resultados e resolve aumentar sua verba para R$ 800,00.
Conforme a estimativa dada pelo gerenciador de anúncios do Facebook, temos:
- Alcance diário entre 302 a 874 pessoas;
- Envolvimento médio diário de 14 a 42 pessoas.
Viu só como “tudo depende”? Lorena aumentou a sua verba, mas os resultados não aumentaram proporcionalmente.
O motivo: seu público segmentado não precisava de toda essa verba, e a própria ferramenta apontou isso. Se ela fizer essa mesma análise, vai economizar um bom trocado para suas próximas campanhas.
Tudo é questão de avaliar as variáveis que o gerenciador nos mostra.
Afinal, é melhor investir pouco sempre do que muito apenas uma vez.
9 passos para fazer um anúncio
Após entender um pouco melhor como funciona o Instagram Ads, veja o que você precisa para fazer um bom anúncio:
Crie um perfil comercial no Instagram
Se você quer patrocinar suas publicações do Instagram, é obrigatório ter um perfil comercial. Contas pessoais não usufruem desse recurso.
Além disso, com um perfil comercial no Instagram você tem acesso a métricas incríveis das suas publicações e sobre o perfil demográfico dos seguidores. Recomendamos investir um bom tempo analisando e extraindo os principais insights dessas métrica. Sua marca só tem a ganhar.
Crie uma conta no Gerenciador de Anúncios do Facebook
Esta etapa é obrigatória. Para criar campanhas no Instagram é preciso ter uma conta no Gerenciador de Anúncios.
Defina um objetivo de campanha
Antes de começar a pensar em verba e segmentações do públicos, é preciso definir objetivos bem específicos.
Cuidado com os objetivos genéricos ou que não trazem oportunidades para o negócio. -Exemplo de objetivo genérico: “Trazer mais visitas para o site”. O certo é responder: Quantas visitas? Em quanto tempo? Quais os perfis dessas visitas?
Certifique-se de que o seu site ou app está rodando bem para receber os visitantes
De nada basta criar campanhas se o seu site ou app não está preparado para receber visitas. Lembre-se: o site é a morada da marca, portanto ele deve estar em perfeitas condições. E principalmente, deve ser responsivo (ajustar às diferentes telas e dispositivos que será aberto).
Faça anúncios segmentados
Conforme você viu no exemplo de Lorena, os anúncios segmentados são primordiais para atingir o seu público pretendido. Sem isso, sua campanha ficará dispersa, sem foco e provavelmente não atingirá os resultados desejados.
No quesito segmentação use a máxima “menos é mais”. Se você vende um produto/serviço para homens e mulheres de 21 a 50 anos, mas o seu setor comercial disse que 80% das vendas vem de mulheres com idade entre 28 a 35 anos, foque nesse público no qual a taxa de conversão é maior.
- Não invista todo seu dinheiro em apenas uma campanha
É prática muito comum apostar todas as fichas num único anúncio. Não aconselhamos isso porque a criação de campanhas é uma prática que vai se aprimorando com o tempo e você pode desperdiçar dinheiro se não souber muito bem o que está fazendo.
Invista em imagens e vídeos de qualidade e atrativos
O primeiro contato das pessoas – e o que vai abrir as portas para a possibilidade de venda – é o quanto seu anúncio é atrativo. Lembre-se de que o Instagram é uma rede social essencialmente visual e que sua marca não está lá sozinha. Por isso, capriche!
Não use imagens excessivamente manipuladas. As pessoas estão compartilhando suas rotinas no feed e no storie e você deve se inserir nesse contexto sem interromper a experiência do usuário. Não é legal aparecer um “banner” de empresa no meio das fotos, do nada. Planeje uma interrupção o mais imperceptível possível.
Monitore os resultados e faça melhorias
Anunciar seu produto pode parecer algo simples, mas não é. Por isso, não desanime se suas primeiras tentativas não gerarem lucro. Monitore seus resultados e aperfeiçoe suas práticas com o tempo. Quando você define os objetivos da campanha, já é possível determinar quais métricas dos anúncios serão analisados como principais indicadores de sucesso.
Conte com uma empresa profissional para anunciar no Instagram Ads
Lembre-se: você não precisa fazer tudo sozinho. Que tal, então, apostar numa empresa especializada em mídia paga? Esta é a melhor forma de otimizar o seu investimento.
Pode ser que Lorena demore um pouco a conseguir o retorno que deseja com os anúncios, pois ela tem pouquíssimo tempo para se dedicar a fazer uma boa campanha.
Mas, ela não precisa fazer tudo sozinha. Existem especialistas no mercado prontos para atendê-la e orientá-la a fazer a melhor venda.
Para se ter uma idéia, com 3 minutos a Lorena cria um anúncio usando somente o botão promover do Instagram.
Um profissional pode levar até mais de uma hora, se for fazer campanhas mais complexas, com vários conjuntos de anúncios e segmentações. Tudo isso pensando numa melhor performance dos resultados.
Conseguiu entender como funciona o Instagram Ads? Continue acompanhando nosso blog e não perca nossas dicas de como fazer as melhores campanhas de mídia paga na internet.