Quanto custa anunciar no Google Adwords?
Você sabia que mais de 80% dá jornada do consumidor acontece na internet? Se você, empreendedor, desconhecia esse fato, é melhor abrir os olhos. Deixar de anunciar sua empresa nos motores de busca, hoje, é um “tiro no pé”. É por isso que hoje vamos apresentar um meio para alavancar os seus negócios: anunciar no Google Adwords.
Antes conhecido como Google AdWords, o Google Ads é uma é um verdadeiro investimento para quem o sabe usar. Afinal, quando se cria anúncios com inteligência, esta ferramenta é extremamente assertiva e atinge diretamente o seu potencial cliente.
De acordo com a própria Google
“um anunciante médio do AdWords faz dois dólares por cada dólar que gasta. Isso significa que a maioria das pessoas na plataforma está dobrando seu investimento.”
E aí, ficou interessado? Quer entender como a ferramenta funciona e quanto custa anunciar no Google AdWords? A gente te explica!
O que é e como funciona o Google Adwords?
Google Ads é o maior serviço de publicidade da Google. Os mais famosos são os anúncios da rede de pesquisa, que é o foco desse artigo, mas também fazem parte da plataforma do Google os anúncios no Youtube, os banners da Rede de Display e o Google Shopping, que falaremos de forma mais aprofundada em outro post aqui no blog.
Seu sistema é baseado no Custo por Clique (CPC) e Custo por Mil Impressões (CPM).
Na rede de pesquisa do Google se cria anúncios com a atenção especial para um link, que geralmente leva para o site do anunciante. As pessoas chegam a este anuncio ao fazer uma pesquisa na ferramenta do Google com uma palavras-chave, ou termo de pesquisa. Quanto mais bem segmentado esse termo, melhor será o desempenho do anúncio.
Assim, quando uma pessoa interessada em fazer uma viagem procura no Google por “pacote de viagem Chapada Diamantina”, por exemplo, as empresas que oferecem esse serviço e pagam pela publicidade aparecem no topo. Logo, as chances de clicar nestes anúncios serão maiores.
Podem ser exibido até 3 anúncios na parte superior do buscador, e as ordem dos mesmos são determinadas pelo lance máximo de CPC e índice de qualidade dos anúncios.
Esta tem se mostrado uma das melhores formas de segmentar e captar os melhores leads. Vamos entender passo a passo como isso funciona.
CPC, CPM, CPA e CPV – As formas de cobrança do Google
O CPC é a forma mais comum de o Google cobrar por anúncios. Aliás, é possível saber exatamente qual o valor do clique de uma palavra-chave pretendida antes de rodar uma campanha. Falaremos sobre isso mais a frente ao apresentar a ferramenta KeyWord Planner.
Por outro lado, caso seja mais estratégico, é possível configurar uma campanha para que sua cobrança seja feita por CPM (custo por mil impressões ou CPA (Custo por Aquisição). E no caso de anúncios no Youtube, pode-se optar pelo CPV (Custo por Visualizações).
O custo do CPC é gerado tendo em vista principalmente dois parâmetros: a qualidade dos anúncios e uma espécie de leilão entre os concorrentes. Cada elemento contrabalanceia o outro. Assim, não basta que o anunciante pague mais por uma palavra-chave, ele também deve ter um bom anúncio.
De fato, é muito importante que os anúncios sejam de qualidade e muitíssimo relevantes para os usuários – isso é fundamental para o Google.
KeyWord Planner
A KeyWord Planner é uma ferramenta do Google que apresenta o desempenho de palavras -chave. Sim, cada palavra-chave, ou termo de busca, performa de formas diferentes e por isso a etapa de pesquisa e determinação de quais palavras serão usadas no anúncio é essencial.
Voltando ao exemplo da pessoa que vai viajar, ao introduzir o termo ‘pacote de viagem chapada diamantina’, que é, no exemplo, o serviço da empresa, o anunciante pode se deparar com os seguintes termos relacionados (hipotéticos) que estão sendo pesquisados no motor de busca:
- pacote de viagem Maragogi (CPC: R$ 5,00 | Volume de busca: 5.000 | Dificuldade: 4.5)
- oferta imperdível de pacotes para viagem Maragogi (CPC: R$ 0,50 | Volume de busca: 100 | Dificuldade: 0)
A palavra mais interessante para o anunciante é o resultado da interseção do CPC, volume de busca e da dificuldade do termo. Por outro lado, há o fator semântico a ser analisado. Pense: se você fosse essa persona, como faria sua busca? Naturalmente este usuário estará utilizando o primeiro termo, o que, aliás, justifica sua quantidade de acessos e tão alto CPC.
Por isso, leve o tempo necessário para fazer uma boa curadoria de termos de busca!
Qual o valor mínimo para anunciar no Google Adwords
Anunciar no Google Adwords é muito barato se a sua campanha é feita com inteligência. Existem duas formas de pagamentos: os manuais e os automáticos. De toda forma, o valor mínimo para se investir é R$40,00.
Como funcionam os pagamentos na ferramenta?
Há duas formas de se fazer os pagamentos no Google Ads:
- Pagamentos manuais (pré-pago): como o próprio nome sugere, o anunciante que terá efetuar um pagamento para depois realizar suas campanhas. A forma de pagamento é por boleto bancário. Aqui na Ads Concept sempre recomendamos o uso do boleto pois assim temos maior gestão sobre a verba de nossos clientes.
- Automaticamente (pós-pago): o débito é feito de um cartão de crédito. Uma vez configurado e com o primeiro investimento, o Google Adwords automaticamente libera um limite de pagamento que ele considera ideal para a sua conta. Esse limite não costuma ser alto, por isso a opção de boleto se torna a melhor opção para as empresas que farão investimentos maiores.
Mas, afinal o que torna um anúncio digital atraente?
4 passos para ter sucesso anunciando no Google Ads
De nada basta ter o maior orçamento para se investir se a qualidade do seu anúncio estiver longe de conquistar seu possível cliente. Por isso, antes de colocar a mão na massa fique atento aos pontos a seguir.
Defina metas
É essencial que antes de iniciar qualquer campanha estejam bem definidas as metas para ela e o que ela vai gerar para o projeto como um todo. No caso do pacote de viagem para Maragogi, é possível que a meta da campanha seja impactar 1.000 pessoas em duas semanas e vender 150 pacotes neste mesmo período.
Portanto, sempre inicie suas campanhas com metas. De outra forma, como poderá saber se o anúncio cumpriu seu objetivo ou não?
Monitore o desempenho de suas campanhas
Mesmo com todo o planejamento pode ser que a sua campanha não performe tão bem quanto você desejava. Por isso, esteja atento aos gráficos e pause a campanha, caso ela não esteja entregando o que você previu, ou seja, esteja dando prejuízos.
Comece com baixos investimentos
Se você está começando agora, vá com calma. Faça investimentos baixos e testes A/B até sentir que está pisando em solo firme. Além disso, investindo valores mais baixos você poderá manter suas campanhas sempre rodando, ao invés de fazer campanhas com altos custos que não se paguem e que durem apenas poucos dias.
Contrate uma empresa profissional
Não tenha dores de cabeça sem necessidades. Anunciar no Google Ads exige conhecimentos técnicos e uma visão aprofundada do assunto. Por isso, é sábio ter ao seu lado uma empresa que conheça as melhores práticas, facilitará o seu trabalho e trará mais rentabilidade para o seu negócio.
Quais são as melhores métricas para análise de resultados
Todo anúncio deve observar as metas internas do negócio. Porém, existem alguns parâmetros que impactam a das campanhas.
CPC
Conforme apresentamos acima, o CPC deve ser analisado na fase de planejamento, junto com o volume de busca da palavra e a sua dificuldade.
Taxa de cliques (CTR)
Durante o monitoramento de uma campanha, é preciso entender se a taxa de cliques está saudável, caso não esteja ela pode gerar prejuízos e por isso é válido pausa-la. De nada adianta um anúncio com milhares de impressões, mas CTR baixo.
Taxa de impressões
A taxa de impressões é obtida dividindo-se a quantidade de visualização de um anuncios pelo volume de buscas da palavra-chave. A taxa de impressões é importante pois revela se os seus anúncios são, ou não relevantes para o público.
Índice de qualidade
Influenciado por diversas variáveis (como o CTR, CPC, qualidade da página de destino, desempenho das palavras-chave e URLs), o índice de qualidade é a métrica mais importante. É por meio dela que o Google analisa o desempenho do seu anúncio.
Otimização da página de destino
Por fim, é essencial ficar atento ao desempenho da sua página de destino. Afinal, se o anúncio for atrativo, mas o site ou landing page estiverem defasados, o público certamente tenderá a rejeitar sua oferta. Nesse quesito conta principalmente se a página é responsiva, o tempo de carregamento e se as palavras-chaves compradas para o anúncio estão presentes também nessa página.
Como você pode ver, anunciar no Google Adwords, além de ser barato, traz excelentes resultados para empresas que desejam se destacar. Existem diversas formas de fortalecer sua marca online e vender mais. Acompanhe o nosso blog e não fique por fora das novidades e dicas valiosas deste universo!